top of page

Estilo de Kung Fu Parte 17 - Bajiquan (八極拳)

  • Foto do escritor: blogtemplododragao
    blogtemplododragao
  • 29 de dez. de 2019
  • 1 min de leitura

Ba ji quan (chinês tradicional: 八極拳; pinyin: bājíquán; literalmente "boxe das oito extremidades") é um estilo de wushu (artes marciais chinesas) que se caracteriza pela uso de uma força explosiva de curto alcance e é conhecida por seu golpes com os cotovelos e outras extremidades, origem de seu nome. A prática se originou na província de Hebei, no norte da China, mas é também bastante conhecido em outros lugares, especialmente Taiwan.

As características mais conhecidas desta rara escola de wushu incluem as cotoveladas, o controle do quadril e os golpes com os ombros.


Todas as técnicas são executadas com uma forma muito característica de força curta, desenvolvida através de rigoroso, e às vezes torturante, treinamento.

Estrategicamente, o pa chi chuan foca no combate corpo-a-corpo, aproximando-se do oponente a partir de uma longa distância com o passo de ataque característico do pa chi chuan e emitindo atacando ao mesmo tempo.


O pa chi chuan tornou-se mais conhecido, principalmente devido a Li Shu Wen (1864-1934), um praticante da província de Shandong que por sua habilidade com a lança ganhou o apelido de "Li, Deus da lança". Sua citação mais famosa sobre lutas era, "Eu não sei o que é atingir um homem duas vezes". Talvez um exagero, mas fala pela força de impacto que o treinamento de pa chi chuan desenvolve.


O estilo é chamado de "estilo do guarda costas", pois entre os alunos mais famosos de Li Shu Wen estão Hou Dian Ge (guarda-costas de Pu Yi, o último imperador da China), Li Chen Wu (guarda-costas de Mao Zedong), e Liu Yun Chiao (agente secreto dos nacionalistas do Kuomintang e instrutor dos guarda-costas de Chiang Kai Shek).


(Fonte: Wikipédia)



 
 
 

コメント


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2019 by Templo do Dragão. Proudly created with Wix.com

bottom of page